FUNDESTE/UNOCHAPECÓ: HÁ 54 ANOS TORNANDO POSSÍVEL
Clique aqui e assista a matéria
Chapecó/SC, 04 de julho de 2024 - Da vontade popular, em 04 de julho de 1970, nasceu a Fundeste/Unochapecó, a primeira Universidade da região. Desde então, a Uno, como é carinhosamente chamada, já formou mais de 45 mil profissionais e é referência em inovação, pesquisa e extensão, recebendo o título de 9ª Universidade mais empreendedora do Brasil (Pesquisa Brasil Júnior).
Ao longo dos anos, a estrutura física da Instituição foi se transformando, reflexo das pessoas que passaram por ela, sempre crescendo para comportar a produção de conhecimento e as pequenas revoluções do dia a dia.
De acordo com o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, “nossa história é construída dia após dia porque você está aqui para tornar possível conosco”, defende o presidente da Fundeste.
Para celebrar os 54 anos da Fundação um encontro especial, foi realizado entre o conselho diretor da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, integrantes da Reitoria e convidados. Uma trajetória de mais de meio século, que teve início a partir da coragem, dos esforços e da união da sociedade, que ansiava pelo ensino superior na região.
“A nossa Universidade já formou mais de 45 mil profissionais. O primeiro curso começou com Pedagogia e hoje nós temos 50 cursos, fora outros cursos técnicos que são oferecidos aqui. Acompanhando o desenvolvimento e a necessidade da mão de obra de pessoas qualificadas para atingir, dentro da área da saúde, das ciências sociais, ciências técnicas, principalmente na parte de tecnologia, que hoje é o grande movimento, nossa Instituição está em franco desenvolvimento”, disse Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, presidente Fundeste.
A contribuição com o desenvolvimento econômico e social da região está consolidada, a partir de inúmeras parcerias, nos mais diversos setores. Exemplo disso, entre tantas ações, estão ações em parceria com Hospital Regional do Oeste.
“Realmente nós temos um suporte muito grande da Unochapecó, principalmente nas residências médicas, residências multiprofissionais e se não bastasse, na área de ti agora, onde tem nos dado um respaldo muito grande. Recentemente tivemos um evento onde foi feita uma cirurgia neurológica, que precisava ter uma filmagem com transmissão perfeita e aconteceu não só para o Brasil, mas para o mundo, para quem quisesse assistir. O pessoal ficou satisfeito e admirado com o que nós temos a oferecer. Isso nós queremos agradecer a Fundeste e a Unochapecó por essa parceria”, enfatiza Reinaldo Fernandes Lopes, Vice-Presidente de Gestão Estratégica e Captação de Recursos do HRO.
Com um modelo diferenciado, a Unochapecó se tornou referência quando se fala em instituições comunitárias de ensino superior no Brasil, cumprindo o propósito de ampliar o acesso à universidade. “O sistema fundacional catarinense é um sistema único dentro da estrutura universitária brasileira. Ele começou na década de 70, através da criação de fundações municipais.
Depois, percebeu-se que os municípios não tinham condições de manter essas estruturas universitárias e passaram a ser estruturas comunitárias, onde a comunidade, através dos recursos arrecadados pelas fundações, começou a manter os sistemas de ensino. Hoje, a Fundeste como mantenedora da Unochapecó está juridicamente consolidada, economicamente consolidada e atendendo todos os interesses comunitários, principalmente na participação no desenvolvimento com o fornecimento de bolsa de estudos aos alunos, por meio da filantropia, hoje através do programa universidade gratuita e outros programa próprios que ela tem”, afirma o Procurador Jurídico da Instituição, Rudimar Roberto Bortolotto.
Reafirmando o compromisso com a qualidade do ensino na região, a Fundeste investiu também na educação básica, por meio do colégio Unochapecó, que hoje está entre as mantidas da fundação. Para a Diretora do Colégio Unochapecó, Marizete Matiello, “preparar adolescentes hoje em dia é uma tarefa desafiadora. Nós estamos em um contexto onde a tecnologia, a inovação estão muito presentes.
E, enquanto Fundeste, pensar a educação básica dentro de uma estrutura universitária é também promover um acesso ao conhecimento, tecnologia e inovação já na educação básica; esse é o nosso compromisso, nosso papel no desenvolvimento regional é oferecer para a toda comunidade regional possibilidades de avançar e acessar o conhecimento ainda estando na educação básica. Não só acessar, mas também produzir, porque nós também produzimos conhecimento no colégio”. O Colégio Unochapecó também tem como sua mantenedora a Fundeste.
Com olhos voltados para o futuro, a Fundeste celebra as conquistas de 54 anos de atuação na educação regional, sem perder de vista os desafios e possibilidades que o futuro oferece.
Para o Reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, “é o mesmo caminho de formação que a gente seguiu nesse período, mas com um novo olhar. Um olhar no desenvolvimento tecnológico que a gente tem em toda a sociedade. Nas mudanças que a gente teve no setor produtivo, nas relações pessoais, em todo um conjunto de transformações da nossa sociedade que a gente compreende muito bem e vem pregando isso dentro da nossa universidade.
Olhar para o futuro é olhar para uma instituição cada vez mais resiliente, que se posicione de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento da nossa região, pensando em levar a nossa instituição para cada vez mais longe, com muito mais tempo de vida e com muito mais serviços prestados à nossa comunidade. é assim que a gente espera que sejam os próximos anos. Estamos felizes por esse aniversário e parabéns à parabéns à nossa Fundeste/Unochapecó”.
Clique aqui e assista a matéria
===
Texto: Edu Vial/AI Fundeste