Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

INSTITUTO GOIO-EN

www.institutogoioen.org.br

Goio-En

A responsabilidade ambiental e o compromisso com o desenvolvimento da região estão na essência das ações praticadas pelo Instituto Goio-En, uma organização de estudos, pesquisa, desenvolvimento e serviços mantida pela Fundeste.

Constituído em 2003, com o nome de Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, em Abril de 2009, por meio da RESOLUÇÃO 001/AS. GERAL/2009, passou a se chamar Instituto Goio-En.

Resgatando as origens, em tupi-guarani, a palavra Goio-En quer dizer "muita água" ou "o que vem do rio fundo". A escolha do nome faz referência ao espaço geográfico Goio-En que fica na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na confluência dos rios Uruguai e Passo Fundo, região que abrigou as populações tradicionais do que viria a ser futuramente Chapecó.

Com sede em São Carlos (SC), um escritório na Unochapecó, em Chapecó (SC) e com uma nova área em construção em Águas de Chapecó (SC), o Instituto Goio-En desenvolve projetos e ações em três áreas: Estudo dos Peixes, Educação Ambiental e Planejamento Urbano.

No Estudo dos Peixes, desenvolve pesquisas relacionadas aos peixes da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, com destaque para o Projeto Piraqué, que possui a primeira e única estação de piscicultura que detém banco genético vivo de todas as espécies migratórias do Rio Uruguai. Realiza também o monitoramento da água e espécies, além de ações de incentivo à piscicultura regional.

Em Educação Ambiental, o Instituto Goio-En promove um conjunto de atividades no âmbito educacional, atendendo a demanda de novos conhecimentos acerca das questões ambientais. As ações procuram sensibilizar os mais diversos públicos com os quais trabalha sobre a importância em resgatar, construir e preservar relações e atitudes ambientalmente e socialmente responsáveis, estimulando nos participantes a ideia de transformarem-se em Multiplicadores Ambientais.

No Planejamento Urbano, o Instituto Goio-En, em parceria com prefeituras, realiza Planos Diretores, Planos Municipais de Saneamento Básico, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e Boletins Cadastrais Imobiliários. Nesses projetos, após detalhada análise e estudo do município, são sugeridas estratégias, medidas e ações a fim de ordenar e estruturar o meio urbano e rural.

Acesse o site do Instituto Goio-En www.institutogoioen.org.br

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343