Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

01.09.2011

Unochapecó comemora nove anos de atividades

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó realiza nesta sexta-feira, 2 de setembro, um evento comemorativo aos seus nove anos de atividades, com a presença de dirigentes, docentes e técnicos-administrativos. No mesmo ato, será apresentado o relatório de gestão do período 2008-2011, em versões impressa e online e que apresenta o balanço do que foi pela Unochapecó nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão desde janeiro de 2008.

Com o tema “9 anos, uma comemoração repleta de transformações”, a programação desta sexta-feira prevê, para as 15h50, a recepção dos funcionários da universidade no hall do salão de atos, por Micka Jdieca e Nego Ócio, personagens do Grupo de Teatro Expressão Universitária (Gteu), e apresentação por parte de crianças do projeto Musicando. Logo após iniciará a solenidade, com apresentação do Coral Unochapecó e da Orquestra de Câmara da Unochapecó, homenagem aos três funcionários mais antigos, lançamento do relatório de gestão e pronunciamento de dirigentes.

Reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e com autonomia plena, a Unochapecó foi oficializada por decreto estadual em 27 de agosto de 2002. Mantida pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), que completou em 4 de julho seus 41 anos de ações no ensino superior, a Unochapecó está entre as cinco principais universidades do Estado e é a principal da região Oeste, conforme avaliação do Ministério da Educação através do Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo esse ranking do desempenho das universidades, a Unochapecó é a melhor universidade da região, a quinta em Santa Catarina e ocupa a 96a posição no país, entre 1.793 faculdades, centros universitários e universidades avaliadas. No semestre passado, registrou recorde histórico de matrículas regulares em seus cursos e também o maior volume de bolsas de estudo e de pesquisa concedidas.

Evolução e identidade definida
“Os nove anos de existência da Unochapecó representam uma história de sucesso, porque a institução afirmou sua marca ao longo desse período, a partir de um projeto universitário próprio, com identidade definida, cresceu e diversificou a formação de profissionais de excelente qualidade, sendo reconhecida pelo MEC como a melhor universidade da região”, avalia o reitor Odilon Luiz Poli. Acrescenta que o padrão de qualidade dos cursos da Unochapecó é comparável ao melhor ensino superior oferecido no país e a cada dia que passa a instituição aprofunda sua parceria com a sociedade regional, afirmando-se como fator decisivo para o desenvolvimento do Oeste Catarinense.

Para o reitor, muito além da formação de profissionais, a Unochapecó vem se aproximando da sociedade, para desempenhar um importante papel na dinamização do processo produtivo e na promoção da cidadania, por meio de projetos de pesquisa, extensão e assistência social, juntamente com atividades de promoção do desenvolvimento artístico, cultural e esportivo. “Ao assumir uma postura de vanguarda no desenvolvimento, com foco na inovação, a instituição cria as condições para sua longevidade, oxigenando as próprias estruturas”, entende o dirigente. Conforme o reitor Odilon Poli, ao ser comemorado este nono aniversário, “além de agradecer aos inúmeros parceiros que compartilham essa caminhada, deve ser destacada de modo muito especial a valorosa equipe de docentes e técnicos que constroem a Unochapecó no dia a dia, pois sem eles nenhuma conquista seria possível”.

Já o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, assinala na trajetória da Unochapecó a evolução registrada nos nove anos, a qualidade dos cursos, a valorização dos professores, a qualificação do quadro de técnicos-administrativos, a criação de novos cursos e a inserção na comunidade. “É com muita satisfação que vemos a expansão da universidade, sua interação com a comunidade regional e a qualificação de seus técnicos e docentes, inclusive com grande número de mestres e doutores”, assinala o dirigente da fundação mantenedora.
Vincenzo Mastrogiacomo também salienta o reconhecimento que os cursos da Unochapecó têm, em decorrência da qualidade do ensino e das ações de pesquisa e extensão. Acrescenta, ainda, a gestão da universidade, “conduzida com eficiência e preocupada com o crescimento de qualidade para atender as demandas”. 

Mais de 8 mil alunos, em 70 cursos
Com sede em Chapecó, extensões em São Lourenço do Oeste e Xaxim e atividades em outros municípios da região, a Unochapecó possui atualmente 8,7 mil alunos, em 45 cursos de graduação e 25 cursos de pós-graduação lato sensu, dois mestrados próprios e um conveniado e um doutorado conveniado. Conta com a atuação de 600 professores, 405 técnico-administrativos e 125 estagiários.
Juntamente com as atividades de ensino, a Unochapecó possui em atuação de 41 grupos de pesquisa e 27 núcleos iniciação científica e na extensão tem oito núcleos, 23 ações permanentes e 53 projetos. Sua biblioteca é uma das mais amplas do Estado, com acervo de 83,8 mil títulos e 218,9 mil exemplares de livros, periódicos e multimeios.

                                                              EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 1/09/11

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343