Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

16.02.2011

Presidência da Fundeste e reitoria da Unochapecó definem ações em reunião com prefeito de Chapecó

Fortalecer parcerias, numa relação que surgiu na criação do ensino superior em Chapecó, através de lei municipal que instituiu a Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), hoje mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Com essa finalidade, dirigentes da Fundeste e da Unochapecó mantiveram reunião com o prefeito de Chapecó, José Cláudio Ca-ramori. O encontro teve a participação do novo presidente da fundação, empresário Vincenzo Francesco Mastrogiácomo, do vice-presidente, professor Celso Galante, do reitor Odilon Luiz Poli, e do vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Claudio Alcides Jacoski.

Na pauta, foi tratada a necessidade de ratificar legalmente o repasse do Imposto de Renda Retido na Fonte, gerado pelos funcionários da Fundeste, e que desde 1997 é aplicado pela prefeitura em projetos para a saúde e reinvestido pela fundação em infraestrutura na área da educação superior. Mesmo determinação nos artigos 157 e 158 da Constituição Federal, que permitem aos municípios a retenção IRRF das instituições por eles criadas, devido a uma questão de interpretação a Receita Federal vem cobrando o valor retroativo, que hoje está em aproximadamente R$ 40 milhões. O prefeito Caramori comprometeu-se em auxiliar na busca de uma solução legal para o caso e disponibilizou a Procuradoria Jurídica da prefeitura para que elabore, em conjunto com a procuradoria jurídica da Unochapecó, um estudo técnico jurídico contábil para apontar os caminhos a serem percorridos.

O reitor da Unochapecó apresentou ao prefeito uma proposta de aplicação dos recursos do IRRF na construção de uma piscina semi-olímpica na universidade. Orçada em R$ 500 mil, a piscina será utilizada para atividades dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Além da natação, a piscina estará preparada para atividades de fisioterapia, incluindo hidroterapia, e poderá beneficiar a população atendida pela rede básica de assistência à saúde do município de Chapecó. A proposta, segundo Odilon Poli, é oferecer ao sistema público de saúde os serviços de hidroterapia utilizando a estrutura da piscina, como contrapartida a essa possibilidade de investimentos.

Hospital Materno e Infantil
Outro assunto tratado foi sobre a Clínica Pediátrica e Materna do Hospital Materno e Infantil. O presidente da Fundeste solicitou ao prefeito que agilize, com a Câmara de Vereadores, a criação de lei que autorize o repasse de recursos do orçamento municipal para a Fundeste, para que seja iniciada, efetivamente, a gestão das atividades no hospital. O repasse terá como destino a contratação dos funcionários que atuarão na Clínica Pediátrica e Materna, que já tem 16 profissionais selecionados pela Fundeste, que aguardam ordem para iniciar os trabalhos.

Também foi reforçada a importância de estabelecer articulações políticas para obter recursos estaduais para a estruturação gradativa do Hospital Materno e Infantil e ampliar as especialidades ofertadas no município, na área de pediatria, como oncologia pediátrica, cirurgia cardíaca infantil e neuropediatria.

Parque Tecnológico de Inovação
Em relação à criação do Parque Tecnológico de Inovação, o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento reforçou a importância da efetivação do projeto para Chapecó e região, que terá sua sede no distrito industrial Flávio Baldissera. O professor Claudio Jacoski informou, também, que “os projetos já estão sendo concluídos e inicia-se agora um esforço recíproco na captação de recursos para a efetivação da obra que abrigará as instalações do parque na sua primeira fase”.

                                        EXTRA COMUNICA – Mariangela Iop de Oliveira-Jornalista/MTb4297RS – Texto: Francesco Silva - 16/02/11

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343