Fundeste tem novos membros no conselho diretor
Os novos integrantes têm mandato de dois anos, cujo período prossegue até agosto de 2025.
Chapecó/SC, 16 de novembro de 2023 – De acordo com a portaria 010/2023, o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, nomeou novos membros para composição do conselho diretor da mantenedora da Unochapecó, Instituto Goio-En e o colégio Unochapecó.
São membros titulares Cesar Bortolini, Darcilo Lisboa, Helon Rebelatto, Reinaldo Fernandes Lopes, Renato Behn. Já para suplentes foram nomeados Maurício Marin e Rovani José Rinaldi Camargo. O Conselho Diretor é órgão consultivo e de gestão da administração da fundação.
De acordo com as normas estatutárias da Fundeste, quem exerce a presidência do conselho diretor é o presidente da instituição. A instituição filantrópica tem em seu escopo manter foco no desenvolvimento regional e na capacitação das pessoas. Produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã.
Saiba mais
A Fundeste é resultado de um forte movimento comunitário que surgiu no início da década de 1970 objetivando a implantação do ensino superior em Chapecó e em outras cidades da região. A Fundeste é uma das pioneiras do ensino superior em Santa Catarina e contribuiu para a expansão da universidade para outras cidades da região, como Xanxerê, São Miguel do Oeste, Xaxim e São Lourenço do Oeste.
Foi constituída com a finalidade de criar, estimular e difundir valores culturais e conhecimentos científicos voltados à formação cidadã e à integração comunitária. Para consecução de seus objetivos, desenvolve atividades de prestação de serviços e ensino em igualdade de condições para acesso e permanência do estudante, garantindo a liberdade de aprendizado, pesquisa e divulgação do pensamento e o pluralismo de ideias, através de gestão democrática como garantia de qualidade e valorização humana.
Além de instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, a Fundeste também possui certificado como entidade beneficente de assistencial social, concedido, após detalhada análise, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), organismo subordinado ao Ministério da Previdência e Assistência Social. Essa certificação lhe permite conceder benefícios para os acadêmicos, como bolsas e estágios, e realizar ações de cunho social.
As ações da Fundeste são conduzidas por organismos que têm participação efetiva de representantes do segmento universitário e da comunidade regional. São eles a presidência, incluindo presidente e vice; conselho diretor; conselho fiscal; e, conselho superior.
==========