Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

04.07.2011

Fundeste faz parte de publicação sobre psicologia no Brasil

Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil é o título de publicação editada pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Editora Imago. Na forma de livro/dicionário, consta de dados e informações representativas para essa área do conhecimento no Brasil, com distribuição para as instituições que desenvolvem o ensino de psicologia no país.

A obra foi organizada pela professora Ana Maria Jacó Vilela, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Entre os verbetes que relaciona, está a indicação da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) – 1970. A fundação, hoje mantenedora da Unochapecó, está relacionada no livro pelo trabalho desenvolvido através das disciplinas de psicologia desenvolvidas nos cursos oferecidos até essa época.

O livro foi escrito por pesquisadores de todo o Brasil. Consta de 264 verbetes sobre instituições que desenvolveram alguma atividade voltada para difusão da psicologia no país até a década de 1980. A pesquisa foi realizada no período de 2006 a 2009, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes), e a atuação de três instituições, que são a UERJ, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Contou, ainda, com a participação de pesquisadores do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Da Fundeste, a publicação do verbete teve a participação dos professores Celso Francisco Tondin, do curso de Psicologia da Unochapecó, Elison Antonio Paim, do curso de História, e Irme Salete Bonamigo, do curso de Psicologia e do mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. 

                                                          EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 4/07/11

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343